quinta-feira, 8 de março de 2007

Dia Internacional da Mulher



Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Muitas mulheres são contra, muitas são a favor; os homens também se dividem em pró e contra.

Eu gosto desse dia. Por vários motivos. O primeiro e mais bobinho, mas singelo, é a lembrança da primeira vez em que alguém me disse "parabéns, hoje é o seu dia - dia da mulher". Eu pensei "nossa, eu sou mulher... não sou menina, não sou garota, agora sou MULHER". Eu não havia percebido ainda que já era vista como tal, e me senti muito, mas muito bem! Não que me sentisse mal antes. Mas fiquei com orgulho de mim por estar crescendo, amadurecendo, por...florescer. Não há outra expressão. E sei que, apesar de nossas choradeiras eventuais, nossos dengos, nossa sensibilidade nata, apesar de toda aparente fragilidade, nós somos fortes, intensas, decididas, somos magnéticas, somos vida.

Gosto dessa data também porque acho importante esse olhar especial por um dia para nós. Muitos podem achar que as mulheres já alcançaram a igualdade que tanto querem. Mas essa frase tem dois pontos erradíssimos.

O primeiro é que NÃO alcançamos igualdade. Há preconceito, há discriminação - em todo lugar: no trabalho, na escola, na faculdade, no trânsito, na política, dentro da nossa mente...E vem de todos, de homens e de mulheres. Isso eu já senti muito na pele, no dia-a-dia, inclusive em lugares onde as pessoas são vistas como de "mente aberta". Isso eu já vi acontecer com familiares, com amigas, com colegas. E o dia de hoje de certa forma leva a sociedade a pensar no nosso papel - que é fundamental. É óbvio que vai haver gente dizendo "para que esse dia?", "se vocês querem igualdade, deveriam negar um dia só para vocês", e a melhor: "se tem dia da mulher vou querer também um dia do homem". Deixo dizerem. Eu continuo apreciando um dia dedicado a esse gênero que ainda passa por muitos percalços para construir seu lugar.

O segundo ponto errado daquela frase é o que afirma querermos igualdade. Não queremos. Queremos as mesmas oportunidades, os mesmos direitos, os mesmos deveres, mas queremos ser vistas como mulheres. Somos diferentes. Por que negar? Queremos ser tratadas como mulheres. Quero respeito, quero gentileza, quero educação, quero compreensão. Quero não ser olhada "a torto" no trabalho se tiver que sair para cuidar de um filho doente; quero não ser criticada se precisar sair por estar com cólica; quero não ser vista como "encalhada" se não quiser estar casada aos 35; quero compreensão se, numa discussão, me der vontade de chorar ao invés de bater; quero dizer "não vou ter filhos" e não ser vista como um alien; quero poder ser "só" dona de casa sim, e daí?; quero ser vaidosa sem que me vejam como fútil; quero que abram a porta do carro para mim; quero que me tratem com a mesma seriedade no trabalho com que tratam um colega; quero não ser vítima de força física para que não destruam minha força emocional; quero que os homens não tenham medo de minha capacidade, de minha inteligência, de minha independência. E quero ser amada por isso tudo. Não só por meu homem, mas por minha família, por meus amigos e amigas, meus colegas de profissão, por meus filhos.

Ser mulher não é fácil - isso já foi dito mil vezes. E fazer de nós mulheres não é só papel nosso. É também papel dos homens. As feministas que me perdoem, mas cavalheirismo é fundamental... As diferenças entre ambos os sexos existem também para que algo seja compartilhado - elas não têm que ser eliminadas. E isso inclui a forma de tratarmos uns aos outros. Quando digo querer cavalheirismo, não quero ser mimada. Quero respeito e educação no meu tratamento. Ser cavalheiro não é apenas deixar a mulher entrar na frente, é vê-la no cotidiano como tão capaz quanto um homem, mas tratando-a com ar especial, e não superior. Ser cavalheiro é ver beleza em nossas diferenças, é admirar o "ser mulher" e tentar adornar isso com gestos de carinho e compreensão. O respeito mútuo só torna o homem mais homem e a mulher mais mulher.

Por isso tudo, digo que gosto, sim, do fato de haver um dia para mim, para todas as mulheres. É, no mínimo, uma oportunidade de dizer o que pensamos. E o que penso sempre, acima e apesar de tudo, é que, tanto quanto amo o que há de diferente nos homens, amo ser mulher.

3 comentários:

Rodrigo Trindade disse...

Ooee Malena!

Primeiro queria te parabenizar "pelo seu dia"!

Em segundo, queria te Parabenizar novamente pelo seu excelente texto. Vc tem sensibilidade, inteligencia e a sutileza de uma verdadeira mulher.
Mulher que todos nos homens devemos agradecer, reverenciar e tratar bem nao so em um dia no ano, mas o ano todo. Parabens pelo seu Blog! Ta demais! Vc e muito talentosa. Arnaldo Jabor que se cuide! Bjusss! Rodrigo

Unknown disse...

Malena,

Muito lindo o texto. Imagino que muitas mulheres sem encaixam perfeitamente nele, sem falr é calro da forma leve e clara com que vc escreve... aproveitando quero parabeniza-la pelo o dia de hoje, nosso dia.
Bjs!!!!!!Monica

malena disse...

Valeu o incentivo!!