segunda-feira, 19 de março de 2007

Conversa filosófica

Hoje vi um pouco sobre a vida de uma grande figura. Exemplo de postura ética mesmo perante um contraditório julgamento, esse homem contribuiu muito para o que entendo por educação. Seu método de ensino através do diálogo e sua busca pelas verdades absolutas, através dos conhecidos 5 passos ou maiêutica, me serão muito úteis nesse novo caminho como educadora. Ele defendia o auto-conhecimento, a busca do homem por sua essência. "Conhece-te a ti mesmo"! Sobretudo, ele mostrou a importância de se construir opiniões pessoais sólidas, através de bastante reflexão, e ao alcance de todos, não só dos filósofos, contra a "opinião da maioria". Basta nos darmos ao trabalho de pensar sobre aquilo em que acreditamos. Quais são as verdades reais? Onde realmente está a felicidade? No dinheiro? No amor? Estou vivendo minha vida realmente de acordo com o que acredito? Fiz a mim mesma essas perguntas há algum tempo, e a resposta me mudou o rumo completamente. E, honestamente, a felicidade está muito mais presente hoje em meu espírito. E você, já se perguntou algo?

"O último dia de Sócrates"

Nenhum comentário: