terça-feira, 22 de maio de 2007

Aborto

Um pouco atrasada, mas vai... É que acabei de ver uma enquete perguntando se eu era a favor ou contra a liberdade para a realização do aborto. Há algum tempo, eu pensava que era uma questão de crença religiosa (para mim) e que eu não podia desejar que outras pessoas tivessem a mesma crença que eu. Logo, eu era a favor de que a decisão sobre o aborto ficasse a critério individual. Mas depois passei a pensar da seguinte forma: sou contra tirar a vida de outro ser humano, a Constituição Brasileira é contra isso, tanto que homicídio é crime! Para mim, particularmente, deixar a cargo de cada um escolher se deve ou não fazer um aborto equivaleria, então, a concordar que estaria a cargo de cada um escolher se deve ou não matar outro ser humano. Isso ultrapassa, a meu ver, a questão religiosa. A vida existe desde a concepção, sendo que defendo isso não com base religiosa, mas por minhas crenças científicas (siiiim, acho que o mundo científico também nos exige "crer"). O ser já começa ali. "Ah, mas então cada espermatozóide e cada óvulo é uma possibilidade de vida". Mais ou menos. Se esses dois ficarem nos corpos de seus "donos" para sempre, sem nenhuma interferência, eles jamais virarão um novo ser!! Mas a partir da fecundação (desde o primeiro segundo, desde a junção entre os gametas masculino e feminino), não havendo interferência estranha ao processo, um ser humano vai crescer; não é "potencial". É certo. Existem, obviamente, casos e casos ímpares, como abortos expontâneos e outros que impossibilitam o desenvolvimento desse novo ser. Mas não há como negar que a partir do momento em que um óvulo é fecundado, sabemos que ali há uma vida, mesmo que ainda em desenvolvimento. Que direito temos de interrompê-la? Afinal, em que fase de nossa existência não estaremos mais "em desenvolvimento"? Sabemos definir o que é a vida humana, o que nos torna homens? Por esses motivos racionais sou totalmente contra o aborto. Isso para não falar dos meus motivos espirituais - coisas que prefiro deixar para mim mesma, porque como já disse antes, não acho que nesse universo ninguém mais é obrigado a concordar comigo. Enfim... aborto para mim é como qualquer ato de homicídio: um ser tirando a vida de outro. E com isso não posso concordar.

Nenhum comentário: