quinta-feira, 26 de abril de 2007

Ver com olhos livres

Preconceito:
Qualquer opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável,
concebido sem exame crítico; idéia, opinião ou sentimento desfavorável
formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão. (Houaiss)

Discriminação:
Faculdade de discriminar, distinguir; discernimento;
ação ou efeito de separar, segregar, pôr à parte. (Houaiss)


Bom, eu sou, sim, uma pessoa preconceituosa. É muito difícil alguém não o ser, eu acho.
Mas tento não transformar esse sentimento em discriminação.
E não estou falando de raça ou religião ou esses assuntos mais polêmicos.
Falo de quando olhamos para o outro e imaginamos o que ele é
baseados no seu modo de vestir ou andar ou falar ou qualquer coisa
que nos ataque a mente antes do conhecimento verdadeiro do que é esse outro.
Por isso, sempre digo para mim a bela frase de Oswald de Andrade (apesar de
não achar que ele a colocou em prática...):

"Ver com olhos livres".

Nenhum comentário: