terça-feira, 10 de abril de 2007

De volta

Depois de 9 dias na terrinha, estou de volta a São Paulo. Não pude postar por problemas com a net lá e também por ter que me dedicar ao resumo de um livro de Maria Montessori chamado "A criança". Mas voltei com saudade de escrever aqui! Isso é bom ;)

Para retomar, um trecho do livro em que trabalhei nesses últimos dias, que fala um pouco sobre um dos motivos que me trouxe para o caminho da pedagogia:

"Nada poderá remediar o mal resultante do fato de que todos os homens serão sempre mais "anormais" enquanto sua infância não se puder desenvolver segundo as diretrizes da natureza, mas, ao contrário, sofrer desvios irremediáveis. A energia desconhecida que pode auxiliar a humanidade é a que reside na criança. Devemos, portanto, considerar a criança o destino de nossa vida futura. Quem desejar conseguir qualquer benefício para a sociedade deve necessariamente apoiar-se na criança, não só para salvá-la dos desvios, como também para conhecer o segredo prático da nossa vida. Sob esse ponto de vista, a figura da criança apresenta-se possante e misteriosa, e nós devemos meditar sobre ela porque, trazendo encerrado em si o segredo de nossa natureza, transforma-se em nossa professora."

Nenhum comentário: