quinta-feira, 16 de agosto de 2007

A verdade

Mies van der Rohe disse: "a verdade é a significação dos fatos". Num primeiro segundo concordei. Mas depois pensei e vi que tenho outra opinião. Se eu soubesse filosofia, poderia colocar aqui se alguém mais disse, e quem disse, o que vou dizer (e obviamente de um modo muito melhor). Não é para simplesmente discordar do van der Rohe, mas a partir da frase dele o pensamento surgiu.

Se a verdade fosse uma significação dos fatos, haveria muitas verdades, pois a significação de algo varia muito de acordo com culturas, sociedades e até mesmo indivíduos. E para mim, verdade é algo universal, invariável. Se não for universal, não acho que seja verdade, mas um ponto de vista (e para Nietzsche verdade é "exatamente" isso - um ponto de vista).

A minha pergunta é: a verdade existe (sob esse meu conceito de universalidade)?

Opa, um grande amigo acaba de retornar ao Brasil e está ao telefone! Outra hora retomo esse post!

Nenhum comentário: