quinta-feira, 3 de julho de 2008

Nota sobre psicanálise

Nesses últimos meses tive um pouco de contato com a psicanálise. Coisas das mais complexas que já estudei! Mas interessantíssimas... Quem me dera compreender tudo o que Freud e Lacan disseram. Por enquanto já foi suficiente para olhar para mim mesma e para os outros de outra forma. No fundo me pacificou um pouco. Não que eu estivesse em conflito, mas ter em mente alguns conceitos básicos de nossa constituição enquanto sujeitos torna mais fácil refletir sobre certas escolhas, sobre certos caminhos tomados.

Contudo uma brecha ficou no que toca a constituição do sujeito feminino. Muitas indagações que não sei se serão um dia respondidas. Tentarei ler "Freud e a Mulher", mas não creio que será suficiente para me esclarecer certas coisas. Comecei o livro e é bem complicadinho, digamos. Acho que não tenho bases suficientes ainda para entender Freud que não através das explicações do professor.

Hoje será a última aula dessa matéria, pena. Foi ótimo. Faltei 1 vez, semana passada, por estar resfriada. Nunca fui tão presente em nenhuma disciplina (rs...). E infelizmente nossa psicologia da educação acaba aqui, pois nosso currículo só tem 2 semestres dedicados a isso. O resto do caminho terei que fazer por conta própria.

Ficou uma enorme vontade de fazer análise. Será? Penso sempre. O que descobrirei? Como Freud e Lacan disseram (algo assim): o sujeito nada quer saber sobre o fato de não poder saber que não existe um saber (???!!!).

Ah, e preciso ler Levi-Strauss!!!

Nenhum comentário: